segunda-feira, 18 de maio de 2009

2.3 - O QUE É HIPERTEXTO SEGUNDO VOCÊ E OUTRO AUTORES

Hipertexto é o conjunto de informações ocultas em um símbolo, que pode ser palavra, frase, número, desenho. Quando acionado revela as informações completas sobre o tema procurado. è mais utilizado na internet pois permite a condensação das informações na página inicial e o indivíduo que deseja mais conteúdo a respeito de determinado assunto, poderá encontrar acessando-o através do hipertexto.
Como aparato didático é muito útil, pois permite ao aluno uma pesquisa mais aprofundada de acordo com seu interesse.( Sueli)

hipertexto não é particularmente novo. As suas origens remontam aos anos cinquenta. Vannevar Bush propôs uma máquina Memex, na qual poderia armazenar uma biblioteca de informação científica que poderia ser procurada, depois, de forma hipertextual. Um conceito pode sugerir um outro e por aí adiante, com consequências que podem ser seguidas a bel prazer. O conceito de hipertexto tem claramente a ver com a ideia de associação que V. Bush explora.
A noção de hipertexto tem uma proveniência informática, designado ideias interligadas, associações sobre um fundo electrónico. Em certo sentido todos os sistema de computação são hipertextuais. Um hipertexto é uma rede complexa de elementos textuais: é composto por unidades (lexias) que podem identificar-se com páginas, parágrafos, secções, ou volumes.

(http://ww.triplov.com/hipert/hipert.htm)

O hipertexto no contexto educacional



Algumas das vantagens do uso do hipertexto, quando cuidadosamente planejado:
• Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
• Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse;
• para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.

(http://www.unicamp.br/~/hans/mh.educ.html)

ATIV. 2.2 - NAVEGANDO EM HIPERTEXTO SOBRE HIPERTEXTO

Após ter navegado no site do Wikipédia/Hipertexto, descobri que já utilizava as ferramentas dispostas no site com as palavras e expressões em azul, que servem para dar entrada em outro hipertexto. No cotidiano escolar já faço uso do hipertexto, porém não tinha o conhecimento do termo que o nomeava. Não encontrei dificuldade em navegar e explorar os links encontrados, e a definição no site sobre o que é hipertexto, ajudou a ter maior clareza para melhor orientar os alunos em realizar buscas e mais informações dentro de um assunto abordado.
Aprendi um pouco mais sobre o tema central "Hipertexto". Após percorrer o caminho de entrar em vários links, se formos anotando os caminhos traçados fica facilitado retornar, caso tenha necessidade de verificar algo pesquisado anteriormente.
As características do Hipertexto dão maior flexibilidade e organização ao modo de pesquisar um tema,pois permite principalmente velocidade de acesso ás informações desejadas.

ATIV. 07 - PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETOS

Tema: Os nós e o nós
Conteúdos Curriculares: Trabalhando os conteúdos de Ciências e Biologia
Número de Alunos participantes: Ensino Fundamental e Médio
Número de Professores participantes: Professores das áreas de Ciências e Biologia
Tecnologias e Mídias utilizadas: TV, DVD, Datashow.
Período de realização: em média de 120 dias
Atitudes dos alunos: Os alunos participarão das atividades elaboradas de acordo que o tema será desenvolvido.

ATIV. 06 - OLHANDO PARA UMA PRÁTICA DO PROFESSOR COM O USO DA TECNOLOGIA

No que diz respeito as tecnologias, hoje a escola oferece recursos cada vez mais modernos, porém a utilização destes por parte de alguns professores ainda é limitada.
A tecnologia na educação ainda é um desafio, no entanto, é uma ótima ferramenta para o enriquecimento das aulas. É importante que o professor tenha em mente os objetivos que se deseja alcançar com determinado recurso e esteja disposto a "crescer" junto com a tecnologia atual, levando os alunos a pensarem de forma construtiva na utilização da tecnologia e não somente como meio de diversão. Partindo destes princípios, certamente o professor conseguirá vencer estes novos desafios.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

ATIV. 04 - TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA

A escola onde trabalho, possui um laboratório de informática, todos os professores regentes possuem notebooks, dispomos de acesso ilimitado à internet e de outros recursos data show, computadores em todos os setores, porém a utilização é mínima e a SEE não oferece o suporte que deveria para que pudéssemos utilizar tais recursos. Um exemplo disso é que recebemos no fim de 2008, 10 computadores novos para o laboratõrio. Até a presente data eles não estão sendo utilizados pois o NTE ( núcleo tecnologia educacional) ao qual pertencemos ainda não veio instalar os programas que precisamos e só eles podem fazê-lo. Sendo assim, temos a ferramenta, porém não podemos aplicá-la.
Juntamos a isso outro fator muito importante: a falta de vontade ou resistência da maior parte dos professores em enfrentar ou conhecer o novo e talvez seja esse o maior impecílio para que a escola se inclua na era tecnológica.
Hoje, a maior parte dos alunos, mesmo de escolas públicas, possuem computador, quando não, acessam seus endereços eletrônicos nas lan house por isso, já não se interessam pelas aulas sem movimento, sem discussão. Aquelas em que apenas o professor fala e é o dono da verdade. A sociedade exige discussão para que todos possam expor suas idéias e não que se postem como agentes passivos desse processo tão dinâmico e rico quanto é o ambiente escolar, quando todos estão imbuídos do mesmo objetivo: APRENDER O QUE NÃO SABEM E ENSINAR O QUE SABEM, sem ter tanta importância em quem é o aluno e quem é o professor.

ATIV. 03 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Entendo que a escola progrediu bastante na aquisição de recursos tecnológicos, porém ainda há muita resistência na utilização dos mesmos. Existem colegas (a grande maioria), que, apesar de possuirem os recursos, se negam a aprender como utilizá-los, não querendo admitir que essa é uma realidade, da qual não podemos, nem devemos mais fugir.
Utilizar as ferramentas tecnológicas que dispomos para estimular nossos alunos no aprendizado constante, é um recurso excelente para a melhoria da educação no Brasil.

ATIV. 02 - REGISTRANDO A PRÓPRIA REFLEXÃO

REFLETINDO SOBRE A APRENDIZAGEM

A APRENDIZAGEM É UM PROCESSO CONTÍNUO E CUMULATIVO. SÓ ACONTECE QUANDO HÁ INTERESSE DO APRENDIZ. PODE OCORRER DE TODAS AS FORMAS. A EXPERIÊNCIA ESOLAR É CONHECIDA COMO A ÚNICA, PORÉM SABEMOS, QUE O VERDADEIRO APRENDIZADO SE FAZ MAIS FORA DA ESCOLA. QUANDO APRENDEMOS A RESOLVER SITUAÇÕES EM NOSSA VIDA, ESTAMOS AUMENTANDO NOSSO APRENDIZADO, SEM COM ISSO, ESTARMOS NA CONDIÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA.

ATIV. 01 - QUEM SOU

Tenho 47 anos, sou funcionária pública, atualmente, exercendo a função de Diretora Adjunta do C. E. Américo Pimenta, em Quatis. Moro em Barra Mansa, no bairro de Floriano. Tenho 03 filhos.