segunda-feira, 18 de maio de 2009

2.3 - O QUE É HIPERTEXTO SEGUNDO VOCÊ E OUTRO AUTORES

Hipertexto é o conjunto de informações ocultas em um símbolo, que pode ser palavra, frase, número, desenho. Quando acionado revela as informações completas sobre o tema procurado. è mais utilizado na internet pois permite a condensação das informações na página inicial e o indivíduo que deseja mais conteúdo a respeito de determinado assunto, poderá encontrar acessando-o através do hipertexto.
Como aparato didático é muito útil, pois permite ao aluno uma pesquisa mais aprofundada de acordo com seu interesse.( Sueli)

hipertexto não é particularmente novo. As suas origens remontam aos anos cinquenta. Vannevar Bush propôs uma máquina Memex, na qual poderia armazenar uma biblioteca de informação científica que poderia ser procurada, depois, de forma hipertextual. Um conceito pode sugerir um outro e por aí adiante, com consequências que podem ser seguidas a bel prazer. O conceito de hipertexto tem claramente a ver com a ideia de associação que V. Bush explora.
A noção de hipertexto tem uma proveniência informática, designado ideias interligadas, associações sobre um fundo electrónico. Em certo sentido todos os sistema de computação são hipertextuais. Um hipertexto é uma rede complexa de elementos textuais: é composto por unidades (lexias) que podem identificar-se com páginas, parágrafos, secções, ou volumes.

(http://ww.triplov.com/hipert/hipert.htm)

O hipertexto no contexto educacional



Algumas das vantagens do uso do hipertexto, quando cuidadosamente planejado:
• Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
• Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse;
• para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.

(http://www.unicamp.br/~/hans/mh.educ.html)

2 comentários:

  1. Sua definição sobre Hipertexto é bastante clara, possibilitando aos leitores um entendimento rápido.

    ResponderExcluir
  2. Também achei bastante clara sua definição de hipertexto. Achei interessante colocar o uso didático do mesmo. Também pesquisei nesse mesmo endereço onde havia essa orientação didática.

    ResponderExcluir